quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Paciencia e Perseverança

Perseverança e Paciência uma única coisa.

Infelizmente, muitas das vezes, não temos paciência. Queremos tanto que nos vejam, nos ouçam, nos compreendam, mas não temos paciência no trânsito, com nossos filhos que são crianças, nossos pais que são velhinhos, com nosso próximo.
Nossa vida é atribulada, cheia de ansiedades, às vezes embarcamos no mesmo barco que o resto do mundo entrou, acostumamo-nos com a rapidez da tecnologia e não sabemos mais esperar. Outro dia me peguei a reclamar porque liguei o computador e ele levou certo tempo a carregar. Fiquei incomodada achando que o tempo que ele levou para carregar os programas e abrir eu já teria entrado no meu e-mail, escrito a mensagem e ido fazer outra coisa. Sem falar nas coisas das quais facilmente desistimos quando estas não ocorrem no tempo e do jeito em que gostaríamos que acontecesse e acabamos por perder o que antes desejávamos. Na cultura ocidental, o homem se tornou um ser inquieto, prepotente enquanto que a mulher mantida mais à parte pôde acumular, sem querer, um tesouro de paciência. Talvez seja nesse sentido que se devem compreender as misteriosas palavras de Catarina de Sena: “A paciência vence sempre. Ela não será nunca derrotada e será sempre mulher”.
A vida é feita de espera, tudo tem o seu tempo os dias, as noites, as estações do ano, a gestação de um ser, de um pensamento, de uma idéia. Em qualquer sala de espera podemos pensar na própria vida, em como mudá-la para melhor, recordar um amigo que não se vê há muito tempo, alguma alegria que ficou perdida no passado. O tempo de espera pode transformar-se em algo útil. Saber esperar é sinônimo de saber viver. Alguém, no futuro, estará nos esperando e perguntará o que fizemos de nossas vidas, o que buscamos o que realizamos. O pior de tudo é que com Deus as coisas não são diferentes, pois agimos como crianças mimadas e exigimos Dele uma resposta imediata Temos que esperar em Deus e ter a convicção que vamos alcançar o melhor de Deus em nossas vidas não olhando para trás, mas sempre avante com perseverança e fé, pois se a espera é grande é que o que há de ser cumprido é maior que o tempo esperado. Como em Hebreus 6.15 “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” A paciência inteligente contrapõe-se à espera passiva. Esperar por esperar não tem nenhum sentido. É sempre possível realizar algo útil enquanto se espera. Continuemos pacientemente perseverando dia após dia, crendo na vitória no Senhor Jesus e pela fé desfrutando de tudo o que o Senhor conquistou lá na cruz para mim e para você!
Paula

Um comentário:

  1. "A tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade e a fidelidade produz a esperança".(Rm 5,2-4).
    Parabéns, seu blog é muito bom,beijos

    ResponderExcluir