terça-feira, 27 de julho de 2010

Missão de Vida...

DESCOBRINDO A APTIDÃO DE MISSÃO DE VIDA





Você tem um projeto de vida? O que você quer? Seus objetivos são claros? Você acredita em você? Você tem uma estratégia, um planejamento? Se você responder de imediato essas perguntas demonstrará que você está preparado para viver de maneira tranqüila e equilibrada. Mas se você não conseguir responder de imediato aí vão algumas dicas para você colocar em prática seus objetivos:

Aprender a ouvir;Elogiar;Ter atitudes positivas (acreditar na sua capacidade de resolver problemas);Humildade/ Respeito;Ter metas, visão do futuro (como você gostaria que fosse sua vida aos 80 anos?);Ter calma e paciência;Preocupar-se com pequenas coisas (o outro, um abraço, um perdão).

Sabemos que não existe nenhuma verdade pronta e que como seres sociais atuamos em diversas áreas, somos pais, educadores, orientadores, filhos, amigos, cônjuges, irmãos, etc. Isso nos torna responsável por inúmeras atitudes as quais tomamos, sempre pensando no melhor resultado.

Será que você seria capaz de listar atitudes que marcaram momentos importantes de sua vida, momentos de decisões e acertos? Para facilitar sua memória faça uma lista de atividades que você realizou durante o ano anterior, relembre as mais marcantes e questione-se: Em que acertei?Em que errei?Faltou visão de futuro, planejamento?

Quais foram as respostas que vieram à sua mente? Caso não tenham sido proativas proponha mudanças para os próximos seis meses, fundamentadas no seu balanço e reflita: O que vale a pena repetir?O que devo priorizar?Estabeleça metas a longo, curto e médio prazo.

As relações são um dos mais preciosos elementos para quem deseja e precisa alcançar resultados. Quem se relaciona está aberto para encontrar pessoas, conhecê-las, percebê-las, compreendê-las e também estará aberto para as oportunidades que aparecerão através de contatos.

Infelizmente, às vezes temos que conviver com pessoas que fazem do outro uma lata de lixo de suas neuroses. Esteja pronto para enfrentar pessoas assim, converse apenas o necessário, sem deixar de ser receptivo, desconsidere as críticas vindas dessa pessoa, concentre-se nos seus objetivos e metas, não responda às agressões verbais e não verbais declaradas e veladas. Não se deixe influenciar, seja mais você.

A vida é feita de momentos, atitudes, escolhas e as pessoas não vencem ou perdem, na vida, por obra do destino, mas como conseqüência de suas próprias ações, bem ou mal planejadas. De acordo com crenças, valores, conceitos, preconceitos, informações (corretas ou não) podemos aceitar ou recusar as oportunidades, os estímulos que a vida nos oferece para vencer ou perder. Por isso identifique-se.



VENCEDORES: Pessoas que não desistem diante dos obstáculos que a vida lhes oferece. As situações são todas utilizadas como aprendizagem, experiência, amadurecimento e crescimento.



NÃO VENCEDORES: Conformam-se com os empates, não ganham, nem perdem, são pessoas que conseguem certa posição e embora insatisfeitos não partem para o “algo mais”.



PERDEDORES: São aqueles que não estabeleceram metas, ou as estabeleceram mal. Está sempre se esquivando das responsabilidades dos resultados negativos de suas próprias ações. Atribui seus fracassos sempre a terceiros.



Mude agora, descubra hoje sua missão e aptidão de vida.

Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário