terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tecnologias

Tecnologias no Resgate do Chile
Os seres humanos foram capazes de criar instrumentos tecnológicos avançados de comunicação. A comunicação parece ser um ato simples, porém durante seu desenvolvimento, muitos conflitos podem interferir nele, cujos fatores desencadeantes se fundamentam na distorção comunicacional.
A comunicação quando bem empregada auxilia o ser humano em inúmeras situações. A relação do homem com os meios de comunicação em massa variam de contexto para contexto. Os recursos midiáticos têm sido utilizados para transmitir informações, imagens, a um grande número de pessoas, os meios empregados são a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, a internet.
Estudioso em mídia eletrônica Marshall Mc Luhan (1911-1980) desenvolveu o termo aldeia global, apontando a integração entre países através da quebra das fronteiras, também se referiu às tecnologias comunicacionais, responsáveis por boa parte do avanço global. A mídia eletrônica permite que as pessoas espalhadas pelo mundo inteiro assistam ao desenrolar dos principais eventos, e por isso participem juntas desses acontecimentos (GIDDENS, 2005).
Dentro de uma realidade moderna a t.v e a internet nos oferecem outra forma de conhecer os fatos reais e reinterpretar a própria realidade. Semana passada, assistimos ao resgate dos mineiros soterrados no Chile. Soterrados desde cinco de agosto os mineiros mantiveram comunicação com equipes de resgate por duas linhas de comunicação, uma para passagem de alimentos e outra para passagem de um fio telefônico. Todo esse tempo o fator comunicação, de maneira geral foi determinante para a sobrevivência e espera do resgate.
Assim como aconteceu com a nave espacial Apolo XI,quando chegou à Lua em 1969, a descida da Fênix II ao fundo da mina foi acompanhada, ao vivo, por milhões de espectadores, em todo o mundo, pela t.v e internet.
A Fênix II foi construída pela Marinha Chilena a pedido do governo. O nome da cápsula foi escolhido pelas autoridades chilenas em alusão ao mito da ave Fênix que renasceu das cinzas. A tecnologia mais uma vez a favor do ser humano superou um sentimento coletivo de medo, de ameaça de morte. Galões de oxigênio, monitoramento dos sinais vitais, medidores de saturação de oxigênio, rádio para comunicação e outras ferramentas.Foram essas as “parafernálias” utilizadas pelos homens para salvar outros homens.
Assim como a Fênix, os homens renasceram das cinzas numa torcida organizada em todo o globo terrestre.
A comunicação e as tecnologias fazem parte do processo dinâmico da sociedade atual. Elas ocupam um único espaço e tempo, propiciando mudanças rápidas em várias partes do mundo. Elas são uma consequência da revolução industrial e do desenvolvimento tecnológico, ou seja, a própria modernidade.
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário