quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reunião escolar, você foi?

Todos sabem da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, portanto o diálogo entre a família e a escola, tende a colaborar para um equilíbrio no desempenho escolar da criança.
A compreensão da relação família-escola a partir de aspectos psicológicos, segundo alguns autores, influencia na educação escolar dos filhos, ou seja, os filhos vivem reflexos negativos e positivos do contexto familiar, internaliza-os conforme o modelo recebido, e esses modelos parecem possuir um peso considerável no contexto escolar.
Fatores como o comportamento dos alunos em sala de aula e os problemas de adaptação constatam que há uma interdependência dos pais na adaptação dos filhos à escola e não é possível analisar a criança com adaptação ineficaz fora do contexto familiar dando-se ênfase ao distanciamento entre pais e filhos como fator de dificuldade no desempenho e na adaptação.
Fatores sociais também são atribuídos à relação família-escola quanto ao desempenho escolar, primeiro no que se refere à classe social dos pais indicando que a existência de um grande número de pais analfabetos, dificulta a ajuda aos seus filhos na tarefa de casa. Assim tem-se como um indicador de sucesso a presença efetiva dos pais na vida escolar dos filhos e principalmente nas reuniões indicando participação no processo de aprendizagem. Professores anseiam pelas reuniões para relatarem as dificuldades do aluno, não raro sendo as vezes que o não comparecimento de pais de alunos com dificuldades é significativamente expressivo.
Sígolo e Lollato (2001) enfocam as aproximações entre a escola e a família, revelando que a mãe, com maior frequência, é quem acompanha as atividades escolares dos filhos, portanto a escola que orienta pais sobre as atividades e obrigações escolares dos filhos garante um compromisso maior com o sucesso escolar e a reunião é justamente o momento de essa orientação acontecer.
A maioria dos alunos com sucesso escolar teve uma trajetória de bom rendimento desde o início de sua vida escolar, com apóio dos pais e de certa forma, o sucesso escolar inicial constitui um sentido positivo na realização das práticas escolares e determinam uma base importante para a continuidade da vida escolar.
Quando o aluno tem insucesso na vida escolar a história é marcada de modo geral por situações insatisfatórias, principalmente a ausência dos pais nesse processo. A criança inicia o percurso da vida escolar apresentando dificuldades no rendimento, as queixas dos professores vão desde problemas com a adaptação escolar até o fato do aluno não conseguir aprender. Muitos podem ser os fatores desde psicológicos e sociais, já mencionado no inicio do texto, como distúrbios de aprendizagem. Reside ai uma importante participação da família na escola, principalmente na reunião de pais, momento propício para obter todas as informações do desenvolvimento pedagógico do aluno.
Acreditando-se na idéia de que a ausência dos pais nas reuniões legitima o desinteresse pela vida escolar dos filhos é fundamental que pais, alunos e professores, gestores escolares tenham uma boa compreensão de que cada identidade ocupa um lugar que tem representações, símbolos e significados próprios e de que a consciência e o respeito em relação ao lugar de cada um são de grande importância para que todos se comprometam e se tornem capazes de realizar a parte do trabalho que lhes cabe.


Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário