quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Professor Gestor


Professor Gestor

Fazer a diferença sempre foi meu objetivo durante minha caminhada profissional, ensinar valores, preparar alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, desenvolver neles a capacidade de comunicação, favorecer um diálogo entre fontes diversas, esses foram alguns dos muitos procedimentos que considerei essenciais para se começar um relacionamento com perspectivas de aprendizagem significativa, por isso o assunto de hoje é o professor gestor, assunto do livro que lançarei no mês setembro na Feira de Profissões.,
Cabe ao professor capacitar-se, assumir uma postura científica aprofundando-se em teorias que fundamentem sua epistemologia. Cabe ao professor reconhecer sua escola como uma empresa constituída de um elenco inter relacionado de processos com destaque para o processo de ensino e o processo de aprendizagem e a sala de aula como uma subempresa da qual o professor é o gerente.
Numa empresa verificamos três pontos importantes: o cliente, o produto e o serviço. Na escola não é diferente onde o cliente é o aluno, os quais entram com suas histórias de vida e diferentes capacidades, sendo ele o cliente preferencial da subempresa sala de aula. O produto consideraremos a aprendizagem, que também deve sair com valores, habilidades e conhecimentos diferenciados, como produto esperado da subempresa sala de aula. Finalmente o serviço, que entendemos como o ensino do professor, a atividade docente que ele desenvolve como serviço prestado à subempresa sala de aula. Assim temos a escola como uma empresa e a sala aula uma subempresa onde o professor é seu gestor, o líder.
Suas principais ações para trabalhar com os alunos devem ser prioritariamente seu planejamento, seus valores (respeito, compreensão, cooperação), critérios de avaliação, orientação para o aluno para tomadas de decisão, atualização, comunicabilidade e principalmente ser gerador de novas idéias.
Nos séculos passados o modelo de administração de nossas escolas estava pautado num sistema autoritário que apresentava uma pirâmide hierárquica de poder permitindo-se fazer uma distinção nítida entre os que mandavam e os que obedeciam. A montagem dessa pirâmide foi copiada das empresas privadas que por sua vez copiaram das organizações militares. Hoje temos consciência que a escola é um espaço privilegiado da aprendizagem é uma grande empresa que trabalha comprometida com valores e princípios, que tem consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender seu cliente. É aquela que envolve, compromete e qualifica seu colaborador para que esse possa assumir responsabilidades e demonstrar iniciativas dentro dela.
Assim como empresas de diferentes segmentos identificam como principais focos pessoas, processos e informações, também a escola deve identificá-los e trabalha-los em sala de aula, pois o professor deve estar atento às necessidades de seus alunos, a que ferramentas lhe são úteis e como a relação com o que é atual pode enriquecer seu planejamento. A empresa escola deve sempre estar atenta às necessidades reais de seus clientes, pois a educação só é útil quando agrega, adiciona valores à qualidade de vida dos estudantes. A aula deve estar sempre, dentro do contexto mundo real e para facilitar estratégias de aprendizagem significativa deverá optar pela novidade, pela tecnologia e pesquisa. O mais importante é desenvolver nos estudantes, assim como as empresas, de um modo geral, em seus funcionários, a capacidade de aprender a partir de sua própria experiência e sistematizar, acumular e restaurar o conhecimento que seja relevante e a desaprender o que é obsoleto e irrelevante.
O professor é um líder, um gestor, que possui bem desenvolvido em seu perfil o conhecimento, a personalidade e o poder de persuasão, transformando esses três itens em ação a favor da organização e das pessoas relacionadas direta e indiretamente a essa organização. O professor deve pensar em trabalhar com seus alunos, assim como uma empresa com seus funcionários, objetivando, sempre fazê-los fortes, poderosos e capazes.
A Globalização criou novos espaços para o conhecimento, agora nossa sala de aula é também o Planeta, nosso endereço é o Planeta, mas a Globalização gerou também incertezas e o professor gestor, mais do que qualquer outro profissional tem que estar preparado para lidar com essas incertezas, tem que ampliar sua visão de mundo, tem que ser menos saudosista, parar de achar que perfeito era seu tempo de escola. Menos sermão, mais ação e prática; o professor gestor deve ser mais reflexivo, olhar a educação sob outro prisma que não seja apenas o do lamento, modificar o seu cotidiano transformando os pontos estagnados com ações inovadoras.

Paula

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