quinta-feira, 6 de maio de 2010


É de jovens talentos que o Brasil precisa!


Há tempos atrás o maior desafio de nosso país era o fim da inflação. Vencemos e logo em seguida precisamos reencontrar meios para o crescimento econômico e resgatar a dívida social.
Hoje o Brasil está crescendo e desejamos que seja a longo prazo, precisamos atentar, agora, para as deficiências estruturais que ocasionaram o apagão em 2001 e o apagão aéreo em 2007. Mas nenhum problema é mais premente que a falta da mão de obra.
Tomemos por exemplo a Petrobrás, maior empresa do país, não falta matéria prima nem investimentos, faltam “jovens talentos”, afirma José Sérgio Gabrielli, presidente da empresa.
Os números do Ministério da Educação explicam essa dificuldade. Cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes passaram pelo ensino elementar na última década. Entre os que cursam o ensino médio, o número cai para 9 milhões. Os 25 milhões que ficaram para trás são, muitas vezes, analfabetos funcionais. Num mundo informatizado, mecanizado em que tarefas simples são feitas por máquinas.
O maior problema é que as dificuldades estão ligadas ao nível básico da educação, que são ler, escrever e as quatro operações. O ensino fundamental é imprescindível para que o Brasil alcance o patamar dos países desenvolvidos.
Outro dado que indica o quanto nosso país está preparado para o futuro é o numero de pesquisadores em atividade. No Brasil, existe apenas um cientista para cada grupo de mil trabalhadores. Nas nações da União Européia, seis. Nos EUA, dez. E no Japão, doze.
Por isso, a educação é nosso maior desafio, é ela que vai definir nos próximos anos o sucesso do país, porém o caminho é árduo e demorado, já que um ser humano leva em média 25 anos para se formar. O que fazer então? Não podemos esperar pelos profissionais de 2033.
A solução é treinar já os jovens com formação deficiente que chegam ao mercado de trabalho e adequar a formação profissional ás necessidades da sociedade.
O conhecimento será a ponte para construirmos um país mais desenvolvido e com qualidade profissional.
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário