terça-feira, 1 de março de 2011

Renuncia

RENÚNCIA Á SANTIDADE E AO AMOR, VOCE PRECISA TER ISSO EM SUA VIDA!
Hoje vou falar de um assunto que tem um profundo significado para mim, uma coisa que me traz vida, inspiração, confiança, amor, que é a leitura da bíblia.
Faz algum tempo que comecei a ler a bíblia, não é um livro comum, talvez eu nunca chegue ao fim desse livro, mas pelos capítulos que tenho passado tenho me encantado com a história dos homens, de Deus e Jesus. Que maravilha poder ter a palavra do Senhor tão próxima e guardá-la em meu coração.
Andei pela casa de Tobit admirando suas ações vivenciando seu desespero e recompensas enviadas por Deus através do anjo Rafael, pela perseverança e fé de Judite, pela coragem de Macabeus. Como disse são muitas histórias da história da humanidade junto a Deus, mas foi no livro de Marcos que percebi a atualidade da vida de Jesus. O livro de Marcos é apenas o começo da Boa Notícia, nele pretende-se que o leitor continue seu livro através da sua vida, em tempo real, tornando-se discípulo de Jesus.
Esta é a abertura: "Começo (princípio) da Boa Noticia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus" (1,1). Marcos põe de início a palavra Evangelho como título do livro e uma palavra grega que significa Boa Notícia. Inicialmente, significava a gorjeta que se dava ao carteiro portador de uma notícia. Se a notícia era boa, a gorjeta era maior. Depois com o tempo passou, a significar a notícia boa trazida pelo portador. A boa notícia eram as ações dos reis e imperadores, sobretudo quando percorriam suas terras levando benefícios, dinheiro, distribuindo alimentos, organizando gratuitamente diversões populares e libertando presos. Aproveitando desse significado Marcos também quis oferecer aos membros das suas comunidades uma boa Noticia só que a Boa Notícia era para os cristãos Jesus de Nazaré, o Messias.
Há uma longa caminhada de Jesus rumo a Jerusalém (Mc 8,31-10,52). Os discípulos o seguem. Não é somente uma caminhada física, mas um aprendizado, Jesus vai formando seus discípulos a partir de fatos e situações bem concretas nos fazendo compreender o que significa ser discípulo de Jesus e quais as exigências para segui-lo. Assumir a cruz e ser discípulo são coisas inseparáveis (Mc 8,31).
Refletindo sobre o sacrifício de Jesus, acredito que nossos sofrimentos tenham se encerrado na cruz, porque esse era seu grande objetivo. Na cruz todo sofrimento da humanidade adormece e a glória e bênção de Deus se revela.
Não sei se me faço clara, afinal, como já disse tudo na bíblia tem um profundo significado, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para analisá-la, porém quero deixar aqui minhas impressões e testemunho dos benefícios da palavra de Deus em minha vida (Tb 12:7).
Algumas pessoas hoje carregam em si culpas remorsos de ações, ou apegam-se ao egoísmo, ao ódio, à inveja e nem conseguem perceber que a proposta de Jesus é a renúncia a essa “cruz”. Renunciar a essa cruz é o sinal que revela a felicidade, a liberdade para agir e reagir de forma nova, de procurar a beleza da vida, de refazer a vida de abrir horizontes e caminhar feliz. Por isso, leitor, seguir Jesus passa necessariamente pelo caminho da cruz. A cruz é conseqüência da fidelidade a Jesus. Os discípulos custaram muitos a entender tudo isso e acredito que a grande maioria das pessoas hoje também tenha essa dificuldade. Marcos aponta o seguimento a Jesus, assumindo livremente e corajosamente o caminho da cruz (Mc 8,34-38).
A renúncia é um sentimento positivo de alto valor para os seres humanos e aquele que optou por uma vida de renúncias já lapidou o seu caráter e já tem o seu pensamento e a suas vontades voltadas para uma vida espiritualmente superior, é uma criatura feliz, desfruta de uma calma muito grande e de uma paz de espírito inabalável. Nele, todos os desejos terrenos se apaziguaram e sua serenidade íntima transcende o seu semblante e irradia-se por todos à sua volta.
Eu já me coloquei em situação de renúncia e desde então Deus tem feito maravilhas em meu caminho, ampliou minha visão e tem para mim preparado o caminho da felicidade, acredite você também. Eu acredito.

Paula

Um comentário: