quinta-feira, 30 de setembro de 2010

È de jovens talentos.....

É de jovens talentos que o Brasil precisa!


Há tempos atrás o maior desafio de nosso país era o fim da inflação. Vencemos e logo em seguida precisamos reencontrar meios para o crescimento econômico e resgatar a dívida social.
Hoje o Brasil está crescendo e desejamos que seja a longo prazo, precisamos atentar, agora, para as deficiências estruturais que ocasionaram o apagão em 2001 e o apagão aéreo em 2007. Mas nenhum problema é mais premente que a falta da mão de obra.
Tomemos por exemplo a Petrobrás, maior empresa do país, não falta matéria prima nem investimentos, faltam “jovens talentos”, afirma José Sérgio Gabrielli, presidente da empresa.
Os números do Ministério da Educação explicam essa dificuldade. Cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes passaram pelo ensino fundamental na última década. Entre os que cursam o ensino médio, o número cai para nove milhões. Os 25 milhões que ficaram para trás são, muitas vezes, analfabetos funcionais. Num mundo informatizado, mecanizado em que tarefas simples são feitas por máquinas.
A educação deve ser máxima em todos os seus níveis, porém muitas das dificuldades como já foi dito, estão ligadas ao nível fundamental que são ler, escrever e as quatro operações. O ensino fundamental é uma etapa de preparação importantíssima, para chegar-se, finalmente, ao Ensino Superior.
No Ensino superior nasce um dos mais importantes indicadores do quanto nosso país está preparado para o futuro, pois ele é o responsável pelo aparecimento de pesquisadores. As Instituições devem suscitar em seus estudantes valores sociais, o interesse pela pesquisa, o senso critico, o senso reflexivo, que os leve a pensar de maneira contextualizada e abrangente para que possam agir na sociedade que estão inseridos, transformando-a para melhor e auxiliando na resolução de problemas e no desenvolvimento da nação. Tudo isso já é assegurado pelo artigo de nº 43 da L.D.B (Lei de Diretrizes e Bases).
Ter um ensino fundamental efetivamente de formação solida para que os alunos sejam inseridos, mais tarde, no Ensino Superior como sujeitos do processo ensino aprendizagem amparado pela integração ensino, pesquisa e novos ambientes de aprendizagem, é imprescindível para que o Brasil alcance o patamar dos países desenvolvidos
Por isso, a educação é nosso maior desafio, é ela que vai definir nos próximos anos o sucesso do país, porém o caminho é árduo e demorado, já que um ser humano leva em média 25 anos para se formar. O que fazer então? Não podemos esperar pelos profissionais de 2033.
A solução é treinar já os jovens com formação deficiente que chegam ao mercado de trabalho e adequar a formação profissional às necessidades da sociedade.
O conhecimento será a ponte para construirmos um país mais desenvolvido e com qualidade profissional.
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário