quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mulheres....

Mulheres Vencedoras

Há bons motivos para comemorar e boas razões para refletir diante de números divulgados, cerca de 6,9 milhões de mulheres estão à frente de seus próprios negócios no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada, pelo Sebrae. A presença da mulher no mundo dos negócios aumenta nas pequenas e grandes empresas e nos mais diversos ramos de atividades, do cooperativismo, onde ainda há muito a conquistar, ao setor de franquias.
Dado curioso da pesquisa: enquanto os homens abrem seu próprio negócio pensando na rentabilidade, as mulheres buscam unir lucro com o prazer de fazer o que gostam.
O resultado traduz, além do espírito empreendedor, o espírito de independência da mulher. A maioria quer ter sua renda e estar à frente das decisões, mesmo que, às vezes, tenha de cumprir dupla jornada, no comando de seu negócio e na administração da casa.
Motivo de reflexão é o fato de 42% das mulheres consultadas terem optado por negócios próprios por falta de postos de trabalho. Em outras palavras, foram à luta e não ficaram esperando a tão sonhada expansão da economia e a geração de mais empregos.
Um exemplo de onde as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer e amplas oportunidades de mostrar sua força é o cooperativismo. De acordo com levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a participação de dirigentes mulheres está limitada a 18%, contra 85% de dirigentes homens (1% das cooperativas não entrou no levantamento). Em relação ao quadro de cooperados, a participação feminina é de 29% e a masculina, de 67%. Já no quadro de empregados de cooperativas, 40% são mulheres e 60%, homens.
O cooperativismo também está, cada vez mais, se transformando em alternativa aos índices de desemprego e perda de renda em todo país.
Outro problema grave é a queda de renda do brasileiro, de acordo com levantamento feito pela Secretaria da Prefeitura de São Paulo, com base em números do IBGE referentes a 2009. Constatou-se que 29,3 milhões de trabalhadores fazem horas extras, 6 milhões de aposentados continuam na ativa e 3,8 milhões de pessoas têm mais de um emprego. Na cooperativa, vale enfatizar, a renda é maior porque os encargos são menores.
A vida é feita de momentos, atitudes, escolhas e as pessoas não vencem ou perdem, na vida, por obra do destino, mas como conseqüência de suas próprias ações, bem ou mal planejadas. De acordo com crenças, valores, conceitos, preconceitos, informações (corretas ou não) podemos aceitar ou recusar as oportunidades, os estímulos que a vida nos oferece para vencer ou perder.
A nós, mulheres, cabe lutar para conquistar cada vez mais espaços, mesmo que, ao lado de nossos negócios, de nosso trabalho, tenhamos que dar conta de nossas responsabilidades com a família, com os filhos. Mas essa é outra história.

Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário