quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sociedade e Educação

Sociedade e Educação


Sabemos que há uma intrínseca relação entre sociedade e educação, e o momento que atravessamos em nossa sociedade pós-moderna é de uma ciência e tecnologia que abrem à intervenção nos segredos da vida na qual o tema da ética é de novo de imensa atualidade. A educação por sua vez, está relacionada a este contexto como estimuladora desta nova consciência. O pós-modernismo institui questionamentos aos quais temos que responder com nossa prática educacional, sendo assim o pós-modernismo ataca crenças liberais e socialistas e nos apresenta um desafio educacional a resolver.
A avaliação educacional hoje é objeto de intensos debates, canaliza a atenção de diversos profissionais da educação e pessoas de nossa sociedade. Quando pensamos num conceito de avaliação, sejamos nós gestores, pais, alunos, o pensamento geral é notas, testes, provas, exames, aprovação ou reprovação. Estamos acostumados a avaliar no sentido de mensurar e selecionar vemos a avaliação como um instrumento de controle com finalidade de classificar alunos em aptos e não aptos a passarem de ano.
Uma das tarefas da educação hoje é ajudar os estudantes a entender o seu mundo, do específico ao amplo, partindo da leitura para a síntese. Para a pesquisadora em avaliação da PUC-SP Mere Abramowicz: a avaliação constitui uma janela por onde se vislumbra toda a educação Quando indagamos a quem ela beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que privilegia. Quando você se pergunta como quer avaliar, desvela sua concepção de escola, de conhecimento, de homem, de sociedade (2001,p.132).
Sendo assim confirma-se a que a concepção de avaliação está intimamente ligada à concepção do conhecimento que acaba por determinar o fazer pedagógico do professor. Percebemos que o processo ensino aprendizagem não se limita apenas ao momento de planejar, executar e avaliar. Quando o professor seleciona o conteúdo da disciplina, quando decide o método e procedimentos, quando enfrenta as dificuldades de aprendizagem de seus alunos está pressupondo algumas questões epistemológicas. Para Mizukami em seu livro: ”Ensaios e abordagens do processo”, afirma que teorias epistemológicas condicionam as concepções de mundo, de homem, de sociedade, de cultura, de educação, de escola, de metodologia, de ensino, tudo isso são os elementos básicos para o professor.
Em síntese: “as escolhas que fazemos, quer acerca do qual conteúdo priorizar, qual método utilizar para desenvolver as atividades de ensino e aprendizagem, qual instrumento de avaliação utilizar, não são neutros, sempre estão imbuídos por determinadas concepções epistemológicas que traduzidas didaticamente, fazem avançar, retardar ou até impedir o processo de construção do conhecimento” (Paixão 2010).
A concepção de avaliação está inserida numa concepção que a determina, isto é na concepção de educação, e esta por sua vez, sofre reflexo da realidade social, política e econômica do contexto que pertence. A educação deve corresponder às necessidades e possibilidades dos homens de uma época, sendo hoje necessária uma educação inclusiva que agrupe a todos no mesmo direito à humanidade e acesso às conquistas intelectuais passadas através das escolas, presenciais ou virtuais.

Paula

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