quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Face Linda do Natal

A Face Linda do Natal


Hoje sabemos, pelos estudos da história, que os calendários romanos não eram confiáveis, pois variavam conforme o humor do imperador reinante. Assim, os antigos não tinham, pois, o privilégio de saberem as datas de nascimento, casamento ou falecimentos, pois elas não eram disponíveis para aqueles menos abastados. Esses registros só vieram a ser tratados sistematicamente, pela Igreja Católica, a partir do ano de 1640.
O tempo, antes disso, era tratado sob a perspectiva lunar, voltada mais para a agricultura e a pequena criação de animais domésticos. Tinha- se, então, os Solstícios de Primavera e de Inverno, que eram reverenciados. O de Inverno, porque não se sabia como seria o passar dos dias extremamente frios e o que neles aconteceria. E essas festas de reverencia aos solstícios de inverno eram comemoradas em 25 de dezembro. A data material de comemoração do nascimento de Jesus como 25 de dezembro foi decretada pelo Papa Júlio no ano 350, sob alegação de que o calor de seu amor eterno era o mais importante do qualquer forma de proteção. Só que os calendários foram elaborados, reorientados para corrigirem erros nos anteriores e com esse mexe que mexe, o solstício de inverno passou a ser comemorado entre 21 e 23 de dezembro, mas a comemoração do nascimento de Jesus permaneceu no dia 25 de dezembro.
Novamente é Natal! Mas quando realmente é Natal, caro leitor? Somente no final do ano? Durante o ano todo?
O nascimento de Jesus teve o propósito do Pai de trazer para nós a misericórdia e amor Divinos, o perdão e a certeza da vida eterna.
Para você, quando Jesus nasceu? Somente no dia 25 de dezembro? Quanto o seu coração está realmente disposto a oferecer Amor e verdadeiramente testemunhar o nascimento de Cristo?
Muitos ainda estão na gestação de Jesus em seus corações, tomara que para esses Ele não demore muito a nascer, que Ele nasça pleno de vida e misericórdia. Para os mais “atrasadinhos” que seja em janeiro, fevereiro, março ou abril, mas que ele nasça fazendo assim surgir um marco definitivo na vida de cada um e em seus corações para que caminhem constantemente com Ele vivenciando o sentimento de Amor Maior em tudo e para com todos.
Já é Natal. Que tal aproveitarmos esta época em que a energia do amor parece visitar-nos? Vamos fazer alguma coisa diferente? Podemos visitar um asilo, um orfanato, ou mesmo apenas oferecer nosso sorriso, uma palavra de carinho, ou mais simples ainda, apenas um pensamento de amor e paz para aquela pessoa que está ao nosso lado, estaremos fazendo um Natal diferente e melhor ainda, estaremos nos tornando diferentes. Se cada um de nós fizer uma pequenina parte, no final muitas pessoas estarão sendo ajudadas, e o nosso olhar sobre o Natal, certamente, estará modificado, porque não seremos os mesmos.
Que tal retiramos a tristeza, a mágoa, o rancor que está em nós e colocarmos no lugar a alegria de um sorriso de criança, o brilho de um olhar de um idoso, o agradecimento por um simples sorriso, o perdão a nós mesmo e a quem nos fez algum mal? Vamos modificar em nós este sentido consumista sobre o Natal, afinal Jesus nasceu pobre e os presentes que nos ofereceu foram palavras que têm valores inestimáveis e transformadoras.
Eu consigo ver Jesus, o ano inteiro, levando comida aos pobres, sobre o leito do filho doente, ensinando aos alunos a evangelização, preparando o almoço da família, enfim Ele sempre se parece com alguém que conheço.
Olhe para quem está a seu lado, dê um belo sorriso e deseje um Feliz Natal! Esta energia que você emitiu estará retornando em dobro para você, e em breve sentirá que houve uma mudança significativa em seu modo de pensar e viver. Tomara que todos possam ver Jesus em você.
Tomara que alguém possa ver Jesus em mim hoje!

Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário